segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ter tempo… objeto de desejo mais precioso!

Percebo claramente nos dias de hoje que a maior parte das pessoas vivem  numa correria desenfreada  em busca de que?

Vejo  trabalho … trabalho… trabalho mas não  por isso,  as pessoas estão  ganhando mais dinheiro e  sim,  ganhando estresse, perdendo saúde e equilibrio… e eu me incluo nisto!

A modernidade dos smart fones, dos computadores Mac, dos ipads nos ajudam e nos aprisionam.

Nos faz trabalhar sem trégua , estar em contacto com o mundo dia e noite, nos feriados e finais de semana…. e até nas férias!

Esta obrigatoriedade de sermos modernos, ativos e comunicáveis  está nos deixando de herança um bando de gente exausta e muitas já beirando a depressão.

A pergunta é:  Para que?  Por que?

Por que não fazer tudo de forma diferente, com mais tempo e com mais alegria? Por que tanta pressa????

Esta necessidade das pessoas em geral,  de querer algo, sempre muito bom e rápido….

Ninguem tem paciencia para esperar nada e nem pensam  que tudo  tem seu tempo para nascer e crescer!

Tenho sentido isto em minha vida e olho para o lado enchergando a mesma coisas em muitas  pessoas cansadas e tristes, prontas para quando parar dormir muito e se restaurar !

É preciso prestar atenção nos intervalos… e parar ! Sentar para tomar um copo de agua e ficar presente naquele momento quase instantaneo, não importa … ele é precioso e agente tem que estar ali , presente.

Na hora das refeições, temos que parar e apreciar aquele momento, de preferencia , uma  alimentação saudável que nos restaure e faça  todo nosso corpo funcionar bem. Como por exemplo a alimentação Ayurvedica, que é milenar em sabedoria  e muito fácil de fazer .

Colocar os pés na terra… no solo, enraizar!!! e estar presente naquele momento… tambem!!

Ficar mais proximo da natureza , nem que seja , andar no parque!!! Abraçar uma bela arvore e trocar energia ali em silencio.

Silenciar ! Respirar!

Fazer aula de Yoga, O Ienger tem varios livros mas pode começar com Ligh on Yoga ou Luz da Yoga. Ienger é maravilhoso como saude mesmo, restaura e tambem cura nosso corpo , mente e espirito.

Ouvir mantras delicados enquanto projeto ou envio mensagens me traz tranquilidade e fico mais pacífica tambem.

Buscar uma prática espiritual é  nectar neste tempos doidos em que estamos vivendo, seja ela qual for, desde que faça  a diferença !

Eu sou muito disciplinada com minha prática diaria  Budista e estou sempre presente nos ensinamentos do meu Guru Rimpoche, o Venerável Lama Kalden.

Às vezes, não consigo ir , mas sempre que vou saio de lá muito melhor, faz a diferença… daí isto me dá a certeza de que devo continuar a buscar significado profundo em minha vida. Fé, é isto… aquela certeza!

Troco facilmente uma reunião social regada a  diversão mundana  pelos  Ensinamentos de meu Guru Rimpoche por que sempre saio mais forte e com mais sabedoria de vida , o que me ajuda muito a viver em equlibrio e paz!

Acredito que quando estamos atentos em nossa vida, temos maior chance de prestar atenção as nossas escolhas e são elas que criam as condições…  positivas ou negativas,  para que as causas aconteçam.

Ou seja, somos nós mesmos que criamos tudo em nossa vida, por isso , é bom ficar alerta  para os sinais da vida.

Por isso, hoje… em pleno olho do furacão , muito trabalho e pouco tempo eu parei  e escrevo para voces, aonde encontro prazer  e assim acabo falando comigo mesmo… tambem!!! rs rs …

Estou exausta, meu corpo doi em todos os lugares…. mas eu escolho ser alegre !!!!

Ter saude fisica, mental e espiritual não é para qualquer um , mas eu escolho este caminho , dificil mas possivelll!!!!

Oba!!!!!

Com amor, Neza

 

 

 

Postado por: neza Comentários: 6 Tags:
domingo, 6 de março de 2011

Ano do Coelho de Metal

O ano do coelho ou… lebre de metal, segundo o calendário lunar, tradicional do Budismo Tibetano, o Losar foi ontem…

Será um ano de muitas oportunidades, serão tantas que precisamos estar alertas para escolher as que realmente importam. Cuidado pois a lebre é malandra…  cuidado para não cair nas suas próprias armadilhas!!

Melhor mesmo é ziper na boca em todos os momentos instáveis, só abrir a boca para falar com sabedoria , cuidado para não cair nas armadilhas… Silencio será muito bem vindo!

Cuidado com os excessos, principalmente de trabalho.

Um ano sem conteúdo, preste bem atenção no conteúdo que vai colocar, então!

Um ano para cuidar da saúde, começando pela alimentação correta! Menos aquela industrializada ou seus excessos. Cuidado, pois é um ano que poderemos adquirir peso muito facilmente e o excesso de peso pode desequilibrar a saúde, sendo um ano que está propício para derrames e enfartes, portanto, muito cuidado com a alimentação e hábitos sedentários.

Hora de perder barriga, abdômen… é bom fazer exercício, andar, nadar, yoga, pilates… e ficarmos saudáveis e elegantes!!!! Melhor lindos que enfartados ou derramados… isto é sério!

Mas pelo que entendi, fora isto, será um ano bom. Bom para os negócios, inclusive no exterior, muitas oportunidades em todos os sentidos, inclusive para o amor.

Melhor que o ano passado, Ano do Tigre, com certeza, será.

Será um ano para descansar e se preparar para o ano que vem, o ano do Dragão !!

Vai sair fogo para todos os lados…então, aproveitar este ano mais suave para resolver as questões  mal resolvidas  por que se deixarmos  para o ano do Dragão será muito pior.

Muitos beijos, com amor

Neza

Postado por: neza Comentários: 1 Tags:
terça-feira, 31 de março de 2009

Rinpoche

Hoje, dia 31 de março, meu amado guru Lama Kalden Tulku Rimpoche, entra em retiro por 3 meses. Acho que preciso explicar melhor como foi que Rimpoche apareceu em minha vida…
Quando voltei da India pela primeira vez, minha vida mudou completamente, como já mencionei; e estava muito difícil ficar no Brasil. Sentia uma falta da presença de Swami (Sai Baba) e da paz de seu asharam, incomensurável, então, com pequenos intervalos, lá estava eu de volta à India. Até que compreendi que meu karma era este mesmo, e que tinha que viver no Brasil, da melhor maneira que pudesse, afinal, tinha meus queridos filhos para ensinar, o trabalho, um caminho ainda a trilhar por aqui.
Compreendi e aceitei!!
Depois de um ano sem voltar para a India, percebi que eu realmente precisava de um guru presente fisicamente para me ensinar e me ajudar a viver de acordo com os valores que Sai Baba me mostrou tão claramente a importância. Mas não é tão fácil assim de realizar no nosso dia a dia.
Por exemplo…
Leia mais

Postado por: Neza Cesar Comentários: 10 Tags: